5 dicas para manter a produtividade no home office

Diante da pandemia do COVID-19, empresas de todo o planeta estão migrando seus times para o modelo de home office. Mesmo sendo algo usando há anos por diversas empresas, principalmente no seguimento de tecnologia e dados, ainda é um desafio para muitos profissionais.
Pensando nisso a equipe da VoiceData Distribuidora selecionou 5 dicas para ajudar você a ter eficiência e o máximo de aproveitamento no trabalho remoto.
Seguindo as recomendações da OMS, de isolamento para diminuir o avanço do COVID-19 pelo contágio, trabalhar em casa pode ser benéfico por muitos motivos, como: evitar o trânsito, dormir por mais tempo, porque não haverá o deslocamento até o trabalho, ter mais tempo com a família, etc. Mas o home office pode ser extremamente desafiador nos quesitos produtividade e aproveitamento do tempo.
Pensando nisso, reunimos 5 dicas para você se manter produtivo, responsável e focado quando trabalhando em casa.

1ª Dica: Crie rotinas de trabalho para o seu cérebro.

A rotina de preparação diária e deslocamento, quando se trabalha em um escritório, ajudam a condicionar o cérebro para a execução das tarefas do dia. Se arrumar para trabalhar, como se fosse sair, e fazer o café da manhã são ações que despertam no cérebro que o dia começou. Essas medidas mantém a moral elevada, evitando que o desleixo físico leve a um desânimo mental.
Se você acha difícil ser produtivo em casa, o ideal é escolher um lugar, que você identifique como seu local de trabalho. Seja na mesa de jantar ou em um quarto isolado, a intenção é mostrar para o cérebro que o lugar escolhido não tem distrações e não atrapalhará a produtividade, gerando menos estresse. Evite também realizar tarefas fora da rotina de trabalho, como lavar louça, para manter seu cérebro motivado e sem distrações.

2ª Dica: Faça uma lista de afazeres

Criar uma lista de afazeres e metas te ajudará a ser mais organizado e a manter-se mais animado e ativo. Ao estipular suas metas, pense em tarefas de curto e longo prazo, afazeres diários que te ajudarão a concluir um grande projeto. Isso te ajudará a permanecer motivado, pois será mais fácil ver o progresso do trabalho.

3ª Dica: Técnica Pomodoro

Após criar sua lista de afazeres do dia, pode usar a Técnica pomodoro para aumentar sua produtividade administrando melhor seu tempo, o que ajudará a diminuir a ansiedade.
A técnica consiste na divisão do fluxo de trabalho em blocos para máxima concentração. Com a lista de tarefas diárias em mãos, divida seu tempo em períodos de 25 minutos (faça uso de um timer) e trabalhe, em seus afazeres, ininterruptamente durante esse período. Assim que o timer tocar, ao fim dos 25 minutos, marque a tarefa concluída ou anote o status da tarefa (por exemplo, 70% concluída) e faça um intervalo de 5 minutos. Nesse tempo, aproveite para fazer outras atividades não relacionadas ao trabalho (tomar um café, ir ao banheiro).

Após quatro ciclos, faça uma pausa maior para descansar, intervalos entre 15 e 30 minutos. Essas pausas são essenciais para que o “cérebro respire” e sua agilidade aumente.

4ª Dica: Sempre tenha prazos

O trabalho home office tem prazos tão rigorosos quanto o trabalho no escritório. No entanto, isso não anula pausas necessárias para qualquer ambiente de trabalho, como horário para almoço ou intervalo para um lanche, momento importante para alimentar o corpo e descansar a mente e o físico.
Ter horário para começar e finalizar o dia de trabalho também é importante, pois você também tem atividades pessoais que precisam ser realizadas diariamente, como a convivência familiar, atividade física.
Após definir suas atividades diárias, compartilhe sua agenda com seus colegas de trabalho para que eles saibam quando você estará trabalhando. Também é necessário informar aos familiares e pessoas que moram com você que trabalhar em casa não significa que você está sempre disponível. É preciso determinar limites também dentro de casa.

5ª Dica: Esteja presente

Trabalhar em casa não é uma experiência solitária, pois é preciso muita colaboração da equipe.
Mesmo o e-mail sendo uma ferramenta útil, principalmente para oficializar decisões, quando precisamos de respostas rápidas para perguntas simples, temos ferramentas mais eficientes como o SlackGoogle Hangouts e até mesmo o WhatsApp e o Telegram.
Quando uma reunião formal se faz necessária, seja para uma conversa mais detalhada sobre algum projeto ou um brainstorm, vídeo chamadas ou vídeo-conferências são a solução ideal para esse momento.
Além de ser uma ótima maneira de acompanhar as atividades da equipe, as ligações ajudam a firmar os relacionamentos.

Embora não possamos ter certeza do que está por vir, podemos dizer que ter responsabilidade social diante dessa crise é nossa prioridade! Por isso, estamos aqui para ajudá-lo a tornar essa travessia um pouco menos difícil, e claro, fechar bons negócios diante das oportunidades que virão.

 

att.: Time VoiceData. 😉