Home Office: O novo jeito de trabalhar!

Entenda o que é, como fazer e seus benefícios.

A prática do home office vem se tornando mais forte e presente no dia a dia das empresas. Nos Estados Unidos, cerca de 40% dos trabalhadores adotaram esse método e a tendência é que esse número venha a crescer nos próximos anos.

Ao contrário do que muitos pensam, trabalhar em casa não é algo novo.

No ano de 1970 o termo teletrabalho começou a ganhar força e teve como causador a crise do petróleo, o que atingiu profundamente a economia mundial da época. 

Os custos de deslocamento prejudicavam as finanças das empresas, portanto as empresas começaram a adotar o trabalho em casa, ou como hoje chamamos: Home Office. E a medida foi adotada como a solução mais econômica que a época exigia. 

Nos anos 2000, no modernismo funcional, o trabalhador saía de sua zona residencial e ia para a zona comercial de sua cidade. O trânsito da época, permitia que isso ocorresse de forma prática.

Hoje, com o trânsito caótico das cidades e grande quantidade de moradores, o IBOPE (2008) realizou uma pesquisa que mostrou que em média 63% dos paulistanos levam cerca de 3 horas de deslocamento até seus trabalhos, escolas ou universidades. 

Alvin Toffler, em 1980 já profetizava em seu best-seller “A Terceira Onda” que a tecnologia permitiria que as pessoas voltassem a trabalhar em casa. Com o fim da era industrial e o início da era da informação, o home office passou a ser uma tendência e já era realidade para 58 milhões de pessoas em todo o mundo em 2011, segundo dados do IDC (International Data Corporation). 

No Brasil, estatísticas apontam que 4,5 milhões de pessoas trabalhavam no modelo Home Office. (Jornal Nacional/2009) 

Foto: A evolução

O que é Home Office?

O home office é basicamente permitir que o colaborador trabalhe de qualquer lugar, desde que ele tenha algumas ferramentas como:

  • Telefone
  • Internet
  • Computador

A prática está ganhando espaço com mais empresas se adaptando ao cenário, empresas estão enxergando a possibilidade de reduzir o estresse das equipes e aumentar a produtividade dos colaboradores. De acordo com a Evolking Workforce, 54% dos brasileiros acreditam ser mais produtivos trabalhando em home office.

O maior banco privado do Brasil, Itaú, divulgou dados de que cerca de cinco mil funcionários exercem o home office duas vezes por semana e a pesquisa de satisfação alcançou a nota de 89 e 90% de aprovação dos gestores em relação ao desempenho das equipes que trabalham remotamente. 

Mas quais são as vantagens do home office para os colaboradores e para as empresas? Segundo um estudo desenvolvido na Universidade de Stanford, Califórnia, os benefícios foram comprovados através de uma observação em uma agência de viagens.

Nicholas Bloom, coordenador da pesquisa, constatou que houve um aumento de 13% na produtividade dos colaboradores e eles diziam estar mais satisfeitos. Além de perceber que os trabalhadores adoeciam menos e faziam menos pausas durante o expediente o que trouxe uma economia de 50% para a economia da empresa se comparados aos trabalhadores que permaneceram no trabalho presencial. 

Por meio de uma outra pesquisa, realizada pelo site Indeed, aponta que as empresas também saem ganhando com o home office, mas como? Veja esses exemplos para entender:

  • Economia de 50% em custos operacionais
  • Aumento do engajamento em 57%
  • Redução de 31% nos custos com benefícios
  • Redução da taxa de turnover em 52%
  • Redução de 50% na taxa de desocupação em expediente

As organizações ainda registram vantagens, pois o home office é visto como um benefício oferecido ao colaborador pela empresa, retendo assim talentos para si.

Foto: O conforto do home office

Porque trabalho em Home Office?

Vivemos uma situação de pandemia, ocasionada pelo vírus Covid-19 e este cenário está reformulando hábitos e rotinas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o isolamento social para conter o avanço do vírus e isso fez com que muitas empresas liberassem seus colaboradores para trabalhar de suas casas. 

Possibilitando que as pessoas ficassem resguardadas em casa, evitando se expor ao contato do vírus. Por isso, o home office tende a se intensificar mesmo após a pandemia. 

Isso mesmo! Apesar da implantação do home office ter sido uma necessidade de todos, tudo leva a crer que essa modalidade de trabalho continue e cresça cerca de 30% nos próximos meses. Opinião essa que é do professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Miceli. 

Segundo ele, a prática do home office é “um caminho sem volta” e proporciona diversas vantagens além da saúde: menos poluição, menos tráfego nas ruas, menos pessoas utilizando transportes públicos trazendo assim mais qualidade de vida para as pessoas. 

Como implantar o Home Office na empresa?

A primeira questão a ser respondida é: Quem são os funcionários que estão aptos a trabalharem nessa metodologia. 

Teoricamente, qualquer colaborador pode contar com esse benefício desde que consiga exercer suas atividades por meio de um computador.

Para garantir uma produtividade, a dica é estabelecer uma comunicação direta e frequente entre gestores e geridos. Sendo possível um monitoramento de atividades enquanto os colaboradores atuam em home office.

Diversos são os motivos para a solicitação do trabalho remoto: cuidar dos filhos, fazer uma viagem, receber uma encomenda, impossibilidade física, etc. Podem ser pessoais ou não, logo a empresa decide qual se enquadra em sua política para que a modalidade seja permitida. 

3 dicas importantes para a implantação do home office:

  1. Fortaleça a autonomia na cultura organizacional

A autonomia é um fator de extrema importância no home office e para que seja positivo para a empresa. 

Significa incentivar a formação de profissionais que conseguem resolver as questões do trabalho independentemente. 

Não significa que o trabalho em equipe seja desvalorizado, pelo contrário! A autonomia fortalecida deixará os colaboradores qualificados para resolver conflitos e desafios individuais ou coletivos.

Logo, essa questão precisa estar nos valores da empresa, em sua cultura organizacional. 

Mostrando que a empresa incentiva a postura pró ativa e dedicada de seus colaboradores, trabalhando seja de qual for o lugar.

Foto: Trabalho em equipe
  1. Estabeleça regras para permitir o home office

Outro ponto importantíssimo é que regras sejam impostas para o  trabalho home office: quais serão os cenários permitidos? Por quais canais o trabalhador precisará solicitar? Quantas vezes por semana será permitido o trabalho remoto? 

O fato de existirem regras mostra ao colaborador que mesmo em home office, o trabalho continua sendo um compromisso sério com a empresa. 

  1. Manter uma frequente comunicação interna

A comunicação interna é um dos pilares do home office para que seja feito corretamente, Independente da plataforma escolhida (Skype, WhatsApp, E-mail, Hangouts) é primordial que os colaboradores estejam online e disponíveis. 

Mantendo assim um diálogo diário com as equipes.

Como a VoiceData te ajuda no Home Office?

Depois de explicar para você tudo sobre o Home Office, agora chegou a hora de te simplificar como fazer. 

Aqui na VoiceData, oferecemos os melhores produtos para você ou sua empresa usarem neste cenário. 

Para que todo o trabalho seja compensado e os resultados sejam entregues, é preciso estar equipado com os melhores equipamentos do mercado, e a Intelbras possui os melhores a oferecer para o seu home office.

Alguns exemplos são: 

O nobreak tem como função manter os equipamentos ligados mesmo quando ocorre uma queda de energia. O trabalho não para mesmo com problemas externos.

O roteador para que a qualidade da sua internet esteja sempre adequada para que não atrapalhe o desempenho no trabalho. Com diversos modelos para que você escolha qual a melhor opção para você.

A audioconferência é perfeita para reuniões diárias, transmite áudio de alta qualidade e excelente captação de som, independente do ângulo da voz. A Intelbras lançou um modelo novo que é a CAP 200 BT, equipamento que conta com a tecnologia bluetooth, facilitando sua conexão, microfone omnidirecional e uma autonomia de até 15 horas!! Incrível não é mesmo? 

A videoconferência, tem uma alta qualidade da imagem,  e o modelo EVC 300 USB da Intelbras possui a câmera com um ângulo ajustável e imagem em 1080P, ou seja, Full HD.  

Além disso, te dá a praticidade de levar para onde for, é um equipamento portátil é simples e fácil de usar. Dispensa o uso de bateria e carregadores. Tem entradas USB e Plug and Play, entre outros benefícios que oferece aos usuários.  

Como iremos te mostrar abaixo:

Foto: EVC 300 USB – Intelbras

Os protetores eletrônicos permitem que você conecte aparelhos a um mesmo ponto de energia e o proteja contra curtos, surtos de tensão e sobrecarga.

Com o uso do headset você pode realizar ligações com as mãos livres, o que traz mais facilidade para o dia a dia no trabalho. São vários modelos para diferentes necessidades. 

Aqui na VoiceData, você encontra desde os modelos mais simples até os de última geração.

Todos os produtos de última tecnologia para que o trabalho fique confortável e eficaz! 

Todo o conforto que você precisa está ao seu alcance.

Com a sua casa automatizada (assunto que você encontra aqui: Automação Residencial Sua Casa Inteligente e Conectada), responsabilidade, conforto, e os equipamentos certos. 

O trabalho Home Office ficará muito mais confortável, seguro e produtivo!

E aí, o que achou do que leu? Conte para nós aqui nos comentários! Compartilhe com os amigos e se você não conhece a VoiceData venha nos conhecer, será um prazer ajudar você. Nos siga nas redes sociais e se mantenha sempre antenado nos assuntos mais falados do momento! 

10 respostas
  1. DALILA DANTAS PASSPS
    DALILA DANTAS PASSPS says:

    Home Office hoje em dia se tornou uma realidade em nossa rotina, nos adaptar o lar ao nosso serviço. Ótima solução, que poderia ser aderida mais pelas empresas, buscando a melhoria do bem estar do funcionário e e sobrando capital para investimentos para a empresa. Pois hoje temos tudo em nossas mãos em fácil acesso devida a grande tecnologia, e claro não podemos de citar a grande linha inteligente Intelbras.

  2. Claudio Andrus
    Claudio Andrus says:

    Thank you for any other informative site. Where else could I am getting that kind of info written in such a perfect method? I’ve a challenge that I’m just now running on, and I’ve been at the look out for such info.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.