A revolução dos sistemas de segurança!

Inteligência artificial e segurança eletrônica

O termo inteligência artificial (em inglês Artificial Intelligence – AI) não é algo muito novo como muitos pensam: surgiu em meados de 1970. Mas somente na Era Digital, que vivemos atualmente foi que a inteligência artificial começou a ganhar força e fazer parte do dia a dia da sociedade.

A inteligência artificial está presente tanto no ramo empresarial como no residencial, proporcionando diversos benefícios e facilidades para quem faz uso da tecnologia.

E muitas vezes nem percebemos que estamos fazendo o uso dessa tecnologia, ela simplesmente passa despercebida por nós, não acredita? Vou te provar que é verdade a partir de agora!

8 exemplos de Inteligência artificial no dia a dia

•          E-mail

•          Redes Sociais

•          Serviços de Streaming

•          Google

•          E-commerce

•          Aplicativo de GPS

•          Atendimento ao cliente

•          Segurança


Um procurado pela INTERPOL anda pelas ruas disfarçado, usa óculos escuros e mudou a cor do cabelo, a aparência razoavelmente diferente do dia do seu último delito, meses atrás. Passa tranquilamente pela polícia que faz a guarda da região e segue para seu destino.

Alguns metros depois, o indivíduo entra em uma rodoviária com a intenção de viajar para o interior, o que ele não sabe é que aquele local conta com câmeras e servidores que possuem algoritmos de Inteligência Artificial para fazer o reconhecimento facial.

Quando ele passa por uma dessas câmeras, seu rosto é identificado em questão de segundos em meio à multidão e é alertado que o meliante está no banco de dados da polícia que é imediatamente avisada e parte para o local, o abordando e dando voz de prisão ao sujeito.

Essa descrição parece cena de filme de ficção, não é mesmo?! Mas não é! Essa é uma realidade que acontece hoje e todos os dias.

A inteligência artificial não é novidade, surgiu em meados de 1970 e sua descrição pode variar de acordo com a busca, mas o que você precisa entender é que se trata de: autonomia e adaptação.

Um equipamento com inteligência artificial tem o poder de executar funções sem intervenção direta de um ser humano e também de melhorar sua função baseado em experiências.

O uso de algoritmos nas tomadas de decisão tem se tornado cada vez mais frequentes e presentes nas rotinas das companhias.

Com o avanço da pandemia e consequentemente do isolamento social, tem acelerado mais este processo da transformação digital das organizações, segundo dados da Morning Consult, entrevistas foram feitas com profissionais de TI de diversas empresas do Brasil e segundo o estudo mais de 40% das empresas implementaram ferramentas e equipamentos de inteligência artificial neste ultimo ano.

A inteligência artificial tem sido aplicada em diversos segmentos e em larga escala em diferentes segmentos, como por exemplo:  cuidados de saúde, educação, moda, industrial, segurança cibernética e a que vamos falar neste artigo, segurança eletrônica.

A inteligência da segurança eletrônica

As “analises de vídeo” são erradamente chamadas de inteligência artificial, mas essa inteligência possui limitações e mesmo que representem um enorme passo no que se refere ao desempenho dos equipamentos, não são modernos o bastante para que o sistema “aprenda” a fazer ou que “se ajustem” de acordo com o ambiente.

Além disso, quando se trata de quantidades altas de dados e estatísticas, os equipamentos que não possuem a inteligência artificial são muito limitados e demoram um tempo consideravelmente longo para processar as informações, mostrando uma certa dificuldade de lidar com o volume de dados.

E é pensando nisso que o avanço da inteligência artificial está mudando o que conhecemos por CFTV e segurança eletrônica.

Antes da inteligência, o poder de fogo dos sistemas era ligado aos seus tamanhos e hoje a tecnologia já vem embarcada na câmera.

As câmeras IP já vêm equipadas com processadores com capacidade de rodar algoritmos complexos como o de fazer o reconhecimento facial.

Existem as câmeras termográficas, que foram muito usadas na pandemia. Essa câmera que por meio do infravermelho (IR/ Infra Red) converte para faixa visível de espectro permitindo que possamos ver o calor do objeto.

Em servidores, principalmente os de nuvem, já são equipados com a capacidade de análise de toneladas de dados, em caso de imagens pode permitir e ajudar encontrar pessoas desaparecidas, por exemplo caso elas tenham passado por câmeras e até mesmo prever tumultos antes que aconteçam realmente.

A inteligência artificial está revolucionando os sistemas de vídeo vigilância.

Inteligência artificial na segurança

Nós vivemos na era dos dados e temos um grande privilegio por isso. Os avanços da tecnologia nos permitem fazer coisas que anos atrás não era possível.

Com o uso dos algoritmos próprios da inteligência artificial é possível monitorar milhões de partidas nos aeroportos, onde existe uma ampla possibilidade de violação de segurança. Também é possível fazer análises dos dados e comportamentos mais otimizadas, o que auxilia a polícia em seu trabalho.

A inteligência artificial não só aumenta a segurança dos locais, ela também gera outro efeito positivo como a de uma checagem rápida e diminuição de filas.

Vamos te mostrar algumas outras aplicações da inteligência artificial.

Aplicações de inteligência artificial na segurança eletrônica

Como dizemos, felizmente a IA não é mais cena de filme de ficção.

O mundo moderno nos promete uma serie de possibilidade então vamos conhecer algumas delas.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial se tornou comum no mercado de segurança, e estão se tornando cada vez mais presentes na tecnologia como um todo. Empresas utilizam para o controle de entrada em setores mais específicos, como o financeiro por exemplo.

Uma das modalidades de controles de acesso é o leitor visual, que também pode ser chamado de leitor biométrico facial.

A Intelbras e sua linha future, tem equipamentos de última tecnologia que fazem o reconhecimento facial, e também equipamentos que fazem detecção de pessoas, o que são coisas distintas.

E também a inteligência artificial de detectar a face em poucos segundos e fazer a medição de temperatura, esse é o SS 7520 FACE T, ele analisa a face com máscara e sem o uso da mesma, o que é primordial nessa pandemia e tem a capacidade de armazenar 100 mil faces!

O que proporciona segurança, eficácia e rapidez no controle.

Câmeras inteligentes

As câmeras inteligentes são muito usadas em rodovias e aeroportos, hoje existem câmeras que são capazes de fazer: contagem de pessoas, medição de temperatura corporal, leitura de placa de carro.

Algumas câmeras fazem a busca forense, que é seguir um objeto depois que ele passa de uma determinada linha. Pode ser um carro, uma pessoa, um objeto. A inteligência artificial das câmeras IP está em constante evolução e promete nos entregar ainda mais recursos.

Controle de acesso

A tecnologia é uma grande aliada das empresas, com o controle de acesso, além de controlar entradas e saídas de pessoas também proporciona uma sensação de segurança no local.

As inteligências contidas nos aparelhos utilizados geram relatórios e controlam todas as entradas e saídas do local instalado, podendo ser utilizado em diversos ambientes.

Cartão de proximidade

É um dispositivo magnético que tem como função arquivar informações, que podem ser nome e número de identificação, em casos de empresas liberando o acesso ou até mesmo limitando o acesso de determinadas pessoas a lugares previamente definidos.

Além disso é possível armazenar os acessos de cada cartão em um banco de dados.

Existem diversos modelos de cartão de proximidade, mas o que realmente importa na hora da escolha é a sua frequência, para que seja compatível com os equipamentos do lugar que será usado.

Aqui citei apenas alguns de tantos meios em que a inteligência atua na segurança eletrônica, temos também o uso de senhas, biometrias, etc.

Benefícios da inteligência artificial

A inteligência artificial é empregada para identificar e combater diversas situações de risco.

A ferramenta pode analisar uma vasta quantidade de informações e prever acidentes de transito, por exemplo, sabendo o histórico de determinada região. Com essas informações é possível prevenir os motoristas.

Não é nenhuma novidade a transmissão de vídeos pelas câmeras. Porém a analise inteligente de vídeo permite que seja identificado atividades suspeitas. Com a possibilidade de criar linhas que quando ultrapassadas detectem o movimento e emitam um alarme para a central de segurança.

É possível ainda escolher se esse sinal vai ecoar quando o objeto passar somente em uma direção, ou em qualquer direção.

A inteligência artificial pode ser usada em diversos modos, em sistemas de monitoramento de câmeras, onde você pode acompanhar por aplicativos em seu celular (mas isso é outro artigo), em sensores de movimento facilitando o monitoramento de casas e grandes empresas.

Além de também ser muito útil em projetos que auxiliam encontrar pessoas desaparecidas.

Com a união e cruzamento de dados com imagens, é possível uma busca mais assertiva com maiores chances de sucesso.

O mundo em que vivemos está evoluindo constantemente, e infelizmente a criminalidade também acompanha o desenvolvimento.

As ferramentas de inteligência artificial irão se tornar essenciais no combate ao crime, todos os equipamentos que contamos aqui e muitos outros com certeza.

E aí, o que você acha que vai ser o grande diferencial do futuro? E um futuro não muito distante de equipamentos tão tecnológicos.

Conte para nós aqui nos comentários a sua opinião e compartilhe com os amigos para que debatam sobre um assunto tão atual e futurista.

Ah, e se quiser saber mais sobre os equipamentos de inteligência artificial, entre em contato conosco, temos um mundo novo para te apresentar!

9 respostas
  1. Palloma
    Palloma says:

    Ótimo artigo Voice!!

    Vocês com a área de projetos tem me ajudado muito a vender todas essas tecnologias aos meus clientes.

  2. Helton
    Helton says:

    Muito bom o conteúdo… as empresas que aderir ou já utilizam IA sempre tem um performance superior aos concorrentes.
    Parabéns VoiceData!

  3. Sandro
    Sandro says:

    Parabéns pelo conteúdo, a Larissa do Marketing da Voice vem se superando na qualidade dos conteúdos e com isso, ajudando demais no crescimentos das revendas parceiras, continue brilhando e obrigado por toda a ajuda, a VoiceData possui um time que vai muito além da relação de compr e venda, de fato, cuidam dos seus clientes!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.