O trânsito brasileiro é o quarto mais violento do continente americano, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com dados, cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem, no mundo, por ano em acidentes de trânsito, e dessa total metade das vítimas são pedestres, ciclistas e motociclistas.
Portanto, temos a clareza da importância da segurança nas rodovias, a tecnologia pode ser uma grande aliada na missão de tornar as vias mais seguras. A partir de recursos automatizados, dessa forma, um simples veículo que normalmente não seria capaz de enviar informações sobre si mesmo para uma central, se torna parte de uma rede online.
Além disso, esse acompanhamento em tempo real também gera informações úteis para o planejamento de rotas, com análise de horários de pico de tráfego.
Assim, facilidades como as trazidas por soluções de conectividade e de IoT aumentam as chances de contribuir positivamente com a segurança no trânsito. Por isso, vale entender melhor o panorama brasileiro de transporte e saber como a inovação pode auxiliar em sua evolução.
E, nesse cenário, pode-se dizer que a conectividade é a base dos recursos utilizados para aumentar a proteção no trânsito. Afinal, é por meio dela que é possível transferir dados e habilitar funções online.
Inclusive, uma das inovações muito utilizadas para tornar a mobilidade mais inteligente é a Internet das Coisas – do inglês Internet of Things ou, simplesmente, IoT. A IoT, então, se mostra mais uma vez como uma grande aliada: graças a ela é possível compartilhar links de localização em tempo real, o que pode diminuir o número de reclamações e alinhar expectativas de ambos os lados.
Com isso, a previsão é que o número de sistemas de IA em carros, caminhões e comerciais leves atinja 122 milhões em 2025.
Por isso, na VoiceData você encontra a Vivo Empresas que segue preparada para auxiliar seus clientes a avançar em seus desafios de negócio, inclusive com a segurança no trânsito.
A partir de um variado portfólio composto por soluções baseadas em Conectividade, IoT, Cloud,Big Data e Segurança, é possível digitalizar não só a gestão de frotas, mas todos os aspectos do seu negócio – independentemente do porte ou ramo de atuação.
A partir de tecnologias como a IoT, é possível monitorar padrões na condução dos veículos, reduzindo possíveis danos e despesas