Energia Solar da Intelbras

A energia elétrica se tornou fundamental na sociedade humana. Existem formas diferentes de produzir esse tipo de energia, sendo que as usinas hidrelétricas estão entre as mais importantes do país. 

Nos últimos anos, muito se tem falado a respeito de sustentabilidade e de fontes renováveis para a geração de energia elétrica e a energia solar é uma das mais faladas atualmente. Veja como a Voice Data pode ajudar você a produzir sua própria energia elétrica a partir de placa solar!

Placa de energia solar

Com o bom uso da placa de energia solar, podemos gerar energia elétrica usando a radiação do sol. A placa solar apresenta diferentes potências e deve ser usada em conjunto, podendo ou não estar conectada à rede elétrica local.

Ela apresenta uma vida útil de, aproximadamente, 20 anos. Também requer baixa manutenção. Torna-se, portanto, uma solução viável economicamente, que reduz gastos com as contas de luz e com a manutenção dos sistemas de calefação de água. 

A placa de energia solar constitui um bom investimento em longo prazo, sendo que o payback costuma ser de cinco a seis anos. Payback é o retorno do investimento, ou seja, do dinheiro que você aplicou na aquisição e instalação do sistema fotovoltaico. 

Sistema fotovoltaico, por sua vez, é o conjunto de placas solares instaladas no telhado, juntamente com o inversor solar, o dispositivo que converte a corrente contínua em corrente alternada (a CA é a corrente que permite que os equipamentos e aparelhos domésticos funcionem quando ligados à tomada).

Sistemas on grid e off grid

O sistema fotovoltaico pode ser on grid (conectado à rede de energia elétrica) e off grid (sem conexão com a rede de energia elétrica). 

Qual é a diferença? Que vantagens e desvantagens eles trazem?

Sistema on grid

O sistema on grid permite a obtenção de bônus, ou seja, de créditos de energia elétrica. Sempre que o sistema produz mais energia que aquela que o usuário consome, o excedente é jogado na rede elétrica pública, gerando créditos. 

Quando o sistema fotovoltaico não consegue suprir as demandas do imóvel, a rede elétrica abastece a construção com o que falta.

  • vantagens: necessidade de menor investimento, ganho de bônus;
  • desvantagem: não há autonomia completa na produção de energia elétrica.

É o sistema mais recomendado para a zona urbana e para todas as regiões em que o fornecimento de energia elétrica pública é regular. 

Sistema off grid

No sistema off grid, a energia excedente deve ser armazenada em baterias particulares, compradas pelo usuário.

  • vantagem: autonomia completa na produção de energia elétrica;
  • desvantagem: é um sistema bem mais caro porque é preciso comprar baterias específicas para o armazenamento da energia gerada.

O sistema off grid é indicado para a zona rural, para regiões isoladas onde a rede pública de energia não alcança ou onde o fornecimento dessa energia é precário. 

Curso de energia solar

A Voice Data também oferece curso de energia solar para capacitar os profissionais da área. O curso de energia solar está estruturado em aulas teóricas e aulas práticas para a instalação dos dois tipos de sistemas: on grid e off grid. A Intelbras participa do curso, disponibilizando seus próprios produtos. 

Dessa forma, é possível interagir a teoria, os conceitos de aplicação e as experiências dos próprios participantes.O preço da energiasolar pode ser alto, mas o custo-benefício é muito vantajoso. Além disso, à medida que o uso do sistema se populariza, a tendência é a redução no valor do investimento.