A era dos dados: Entenda as tendências e prepare seu negócio!

Como preparar seu negócio com a tecnologia dos novos meios de pagamento

Segundo um levantamento do Instituto Locomotiva, divulgado pela Agência Brasil as compras feitas por meio de aplicativos cresceram 30% no país durante a pandemia.

De acordo com o estudo, quase metade (49%) das pessoas entrevistadas declararam que pretendem ampliar as compras por aplicativos após o fim da quarentena.

Um indício de que a aceleração no uso de novas formas de pagamento representa uma mudança de comportamento do consumidor, o que também reflete na mudança de estratégia para vendas e para o checkout no varejo.

Métodos como o Pix, pagamento por aproximação ou via aplicativo de mensagem trazem mais agilidade e eficiência ao mercado.

Cédulas, moedas e cartões de débito e crédito físicos for por muito tempo as principais formas do consumidor pagar por suas compras diárias.

Porém, com o aumento do uso de tecnologias no cotidiano, novos meios de pagamento ganham força e devem fazer parte da estratégia de diferentes negócios.

Com a atual orientação do distanciamento social o crescimento do comercio eletrônico impulsiona o uso de carteiras digitais, aproximação e métodos como o pix.
 
Além disso, o próprio comportamento do consumidor sofreu grandes mudanças nos últimos anos, exigindo processos cada vez mais rápidos e eficientes para realizar transações.

Avanços tecnológicos foram cruciais para a evolução das transações

Soluções de Conectividade: Essencial para o avanço da sua empresa

O aumento da oferta de serviços digitais, os novos meios de pagamento e o crescimento do comércio eletrônico não seriam possíveis sem os avanços tecnológicos dos últimos anos. 


Em primeiro lugar, a grande viabilizadora de toda a transformação digital é a conectividade.

Já que sem acesso à internet seja fixa ou móvel, os métodos de pagamento mais recentes não poderiam ser utilizados em lojas online ou pontos de vendas. 

E também, no comércio eletrônico, por exemplo, a velocidade do processo de compra é algo que impacta diretamente na experiência do consumidor. 

Sendo assim, contar com uma troca de dados rápida e de alta disponibilidade pode ser o diferencial que o seu negócio tanto precisa para se destacar. 


Nesse sentido, a iminente chegada do 5G é outro fator que traz grandes expectativas para os negócios. A conexão de quinta geração terá latência abaixo de 1 milissegundo e uma taxa de transmissão de até 20 Gbps.

Essa melhoria na conectividade também impactará outras importantes tecnologias que auxiliam nos métodos de pagamento, como a Cloud.

No cenário de digitalização, os serviços em nuvem ficaram em alta por trazer opções de eficiência de custos. Isso porque permitem que grandes despesas de capital (Capex) sejam substituídas por despesas operacionais (Opex) com assinaturas mensais.

Muitas carteiras digitais, inclusive, utilizam esse ambiente escalável para armazenar dados de forma segura, com criptografia e autenticação de dois fatores.

Por fim, vale ainda citar inovações como a Internet das Coisas (IoT) e o Big Data. Estas têm papel importante tanto na personalização de serviços, quanto na identificação do usuário, via localização ou comportamento.

Com soluções modernas, diversas e escaláveis, estamos no centro da transformação digital vivida atualmente.

E isso vai desde a disponibilização de conectividade a cada vez mais pessoas e negócios, até a implementação de ferramentas que ajudam na tomada de decisões, seja nas grandes cidades ou no campo.

E ai, ficou com curioso e com vontade de se atualizar para essa nova era? Entre em contato que vamos te ajudar!