Aplicações da inteligência artificial para condomínios

Entendida como a ciência de produzir máquinas inteligentes, a inteligência artificial (IA) vem revolucionando o mundo com soluções que facilitam e muito a vida do ser humano. Por meio de programação e computação, as máquinas são ensinadas a aprender, pensar e tomar decisões, registrando lições aprendidas e reagindo de forma bem similar ao cérebro humano.

Quando pensamos sobre as telecomunicações, muita coisa mudou, o combustível da Inteligência Artificial são os dados. Apesar do conceito já existir há décadas, dependíamos da existência e disponibilidade de computadores com alta capacidade de armazenamento. Com a popularização da computação em nuvem, os desenvolvedores começaram a ter acesso a esse poder, e isso acelerou o desenvolvimento das tecnologias de aprendizado de máquina e de IA.

Atualmente, a inteligência artificial está tão incorporada ao modo de vida contemporâneo que o que não faltam são exemplos de sua aplicação no dia a dia. Por exemplo, as cidades inteligentes utilizam semáforos que informam uma central sobre o fluxo daquela avenida e, com o tempo, se adequam à necessidade daquele cruzamento para otimizar o tempo dos motoristas. Nos condomínios não é diferente. A IA, combinada à robótica e à realidade virtual, pode aprimorar a experiência dos condôminos, reduzir custos de processos, operações e otimizar a gestão de prédios residenciais e comerciais. 

Deu curiosidade em conhecer mais aplicações da IA para condomínios? A seguir confira algumas das nossas soluções Intelbras.

Câmeras inteligentes sem fio

Câmeras que detectam ruídos e emitem alarmes sonoros, identificam e diferenciam pessoas de animais, enviam notificações para seu smartphone quando um visitante chega no ambiente monitorado, permitem a interação remota por voz e são compatíveis com assistentes de voz.

Câmeras que identificam situações de perigo

Inteligência capaz de observar e alertar que alguém dentro do condomínio está em perigo, através de formas discretas do morador sinalizar às câmeras, seja estacionando em uma vaga própria para essas situações, popularmente conhecida como vaga de pânico. Esses “códigos”, é claro, terão de ser previamente combinados entre síndico e residentes e configurados para que a tecnologia seja ativada e as câmeras realizem seu trabalho.

Acompanhamento do fluxo de pessoas

Para auxiliar na análise de resultados, atendimento e redução da aglomeração de pessoas, já existem hoje no mercado brasileiro câmeras com tecnologia para monitorar o fluxo de visitantes, capazes de identificar horários, dias e quais ambientes apresentam maior fluxo. Esse tipo de inteligência agrega valor muito além de segurança e pode ser bastante útil, por exemplo, para entender que ambiente da loja atrai mais seus visitantes.
É a tecnologia em prol da segurança e bem-estar do coletivo condominial. A inteligência artificial é um forte aliada na melhoria dos serviços de segurança para condomínios, ampliando a cada dia sua capacidade de aplicação e operação. Vale a pena conhecer.

Conheça as soluções Intelbras da Linha Future e leve a inovação para sua vida! A VoiceData tem a solução completa para você. Com nosso setor de projetos você tira todas as suas dúvidas, e para saber mais sobre as melhores soluções para residências, condomínios e empresas, acompanhe o nosso blog!