Automatizador de portão: Tudo que você precisa saber para fazer a melhor escolha!

O crescimento uso do automatizador de portão no Brasil

O uso de automatizadores de portão vem crescendo a cada dia no Brasil. Dificilmente se encontra um condomínio, por exemplo, que não tenha os portões automatizados para trazer praticidade, agilidade e segurança aos moradores.

O crescimento deste mercado tem como principal motivo, comodidade e segurança aos usuários, pois se trata de uma tecnologia que apresenta funcionamento excelente.

Além disso a automatização de portões não para de ganhar melhorias, se tornando uma alternativa ainda mais eficaz com o passar dos anos.

Como foi criado o automatizador de portão?

O primeiro automatizador de portão foi criado no século I, por Heron de Alexandria, (10 d.C. – 70 d.C.) que era um engenheiro e matemático grego considerado um dos maiores pesquisadores e experimentadores na antiguidade. Ele ficou conhecido por seu feito de inventar o primeiro motor a vapor que nomeou de Eolípila.

Mas, também inventou o portão automático!

Os sacerdotes daquela época precisavam usar magia, mas só Heron podia fazer uma determinada “magica”, ele nomeou o “dispositivo magico” de máquina n°37, porém nós o conhecemos como portões automatizados.

Quando um sacerdote chegasse ao templo as portas se abriam “magicamente” para que ele pudesse entrar.

Era simples o funcionamento do método: Ao chegar ao templo o sacerdote acendia uma chama de fogo em um altar. Embaixo deste altar havia tubos, tanques e pesos.

Foto: Funcionamento do primeiro automatizador de portão

A evolução do automatizador

Sabemos que o primeiro portão foi criado há muito tempo e que estamos em constante evolução, com isso, claro que os motores de portão evoluíram para acompanhar a humanidade.

Com o avanço da tecnologia foram criados outros tipos de portões:

  • Deslizantes
  • Basculantes
  • Pivotantes

Independente do seu portão ser ou não automatizado ele tende a fazer um desses três movimentos.

De forma simples, o deslizante seria o modelo de “correr”, com abertura lateral. Esse modelo é mais usado em empresas e residências.

É um modelo que corre tanto para a direita, quanto para a esquerda.

Já o basculante é aquele que abre para cima. Ideal para lugares desprovidos de tanto espaço.

E por fim, os pivotantes são aqueles que abrem em um ângulo de 90°. O movimento é semelhante a portas convencionais onde o movimento de abertura é feito para dentro ou para fora.

Para cada modelo citado acima existem diversos modelos de automatizador de portão e a partir dessas informações podemos começar a definir qual é a melhor escolha a se fazer.

O que é preciso saber para escolher o automatizador ideal?

Em primeiro lugar devemos saber onde será a instalação para definir qual o melhor modelo. Ao contrário do que muitos pensam a potência do automatizador não é a única característica importante na hora da decisão.

Itens como engrenagens, rolamentos e quais materiais são utilizados na sua fabricação são fundamentais para a saber se o equipamento terá uma vida útil longa.

Por isso, precisamos fazer as seguintes principais perguntas:

  1. Qual o tamanho do portão em metros e quantos quilos ele tem?
  2. Qual será o pico de acionamento do automadizador de portão?
  3. Em quanto tempo é desejado que seja feita a abertura do portão?

Com essas respostas em mãos será possível identificar qual o melhor automatizador de portão para você.

O motor precisa possuir uma potência compatível com o peso do portão.

A potência é medida em HP, ou seja, cavalos.

As mais comuns utilizadas em residências e indústrias são: 1/2 HP, 1/3 HP e 1/4 HP.

A medida da potência é inversamente proporcional ao peso do portão.

Lançamento Intelbras aqui na VoiceData

Você já deve saber que aqui na VoiceData entregamos os principais lançamentos do mercado, e a nossa parceira Intelbras acaba de lançar vários modelos de automatizado de portões.
 A linha de automatizadores Strat oferece segurança com robustez, potência e qualidade, tudo isso com design diferenciado e a confiança que só uma marca com mais de 40 anos de mercado tem.

Foto: Automatizadores Intelbras

A Intelbras trouxe modelos para aplicações versáteis e que atendem diferentes projetos para dois dos três tipos de portão que foi apresentado neste artigo, sendo eles o deslizante ou basculantes.

Com fechamentos e aberturas mais velozes os automatizadores da linha Strat oferecem maior segurança, praticidade e agilidade.

Além de contar com protetores de surto integrados ao equipamento, evitando que o equipamento venha a queimar em um possível pico de carga elétrica, oferecendo mais durabilidade e economia, já que evita a troca frequente de peças.

Para ajudar em seu projeto a VoiceData, juntamente com a Intelbras oferece versões com base e engrenagem em nylon ou alumínio.

Oferecendo assim robustez e força.

Com modelos de automatizadores de portão que tem capacidade de 300kg até 1600kgs.

O modelo BC 500 FAST da linha Strat é um automatizador que tem a capacidade de 500kg, possui opção de braço acionador e entrega uma fácil programação por meio de leds, teclas e buzzer.

Além de abrir e fechar os portões de 2,20m (dois metros e vinte) em 4,8 segundos!

A linha Strat é compatível com o módulo Wifi da linha Izy (IGD 110), que permite o acionamento do portão via smartphone, deixando todo o controle na palma da sua mão.

Quais equipamentos são necessários para a instalação?

Agora que sabemos, o que é, como funciona, quais questionamentos fazer e marca recomendada, está na hora de sabermos quais são os equipamentos que devem ser utilizados na hora da automatização do seu portão.

Modelo BASCULANTE

Basicamente é utilizado o motor e o acionador.

Modelo DESLIZANTE

Neste modelo o kit é um pouco maior, contendo o motor, cremalheiras de acordo com o comprimento do portão, controles remotos de dois e quatro botões, e por fim o relé da linha Izy, IGD 110 que permite que seja controlado pelo smartphone, ou até mesmo pelo comando de voz Alexa.

Gostou de saber mais sobre automatizador de portão?

Conte para nós nos comentários o que achou das informações e caso queira mais dicas ou até mesmo adquirir o seu, entre em contato conosco que os melhores especialistas do mercado estarão a sua disposição.